sábado, 30 de março de 2013

A Grande Sinagoga , em Budapeste - Hungria


A Grande Sinagoga

É a maior da Europa e a segunda maior do mundo. Foi construída em estilo bizantino,mourisco, no século XIX.. O  interior da Sinagoga  tem capacidade para acolher mais de três mil pessoas. Tem nove naves abobadadas decoradas com tijolos coloridos,  duas torres brilhantes, com cúpulas negras e douradas, que a tornam num edifício único no seu estilo. O fundador do sionismo político Theodor Herzl nasceu  em 1860 ao lado da Sinagoga . Sua casa foi transformada no atual Museu Judaico.


 Locais  visitados no Complexo da   Grande Sinagoga :
  • A Grande Sinagoga - O interior da Sinagoga é belissímo!!   O teto é coroado com  muitos candeeiros ( luminárias), um grande lustre  e as paredes estão decoradas com imponentes arcos recheados de detalhes minuciosos. O Altar é construido em madeira e o centro é coberto por uma toalha dourada.
  • Memorial do Holocausto - Representado por uma árvore de metal com 7 gallhos e  milhares de folhas onde foram inscritos os nomes dos Judeus húngaros mortos pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial.
  • O Cemitério no Jardim da Sinagoga - É um jardim ocupado por árvores  e em seus canteiros há lápides de pedras com inscrições dos nomes  dos que ali foram sepultados nas covas coletivas.
  • O Museu Judaico  -  O Museu mostra a histórias do povo Judeu até o holocausto . São diversas  vitrines  que compõem o local,   onde são mostrados peças e livros  religiosos ( Mezuzá,  Talít, Tefilín, Menorá, Estrela de Davi , Torá , Livro de Péssach ( Hagadá), bem como a exposição de  uma mesa posta para  Péssach ( Páscoa Judaica)  e adornada com todos os  acessórios  ( Candelabro, Prato de porcelana enfeitados com desenhos ). Nas últimas salas   têm várias exposições e infomativos  sobre  o Holocausto ( Período nazista de perseguição aos Judeus).
Grande Sinagoga - parte externa




 Grande Sinagoga - parte externaA



Cemitério na parte externa da Grande Sinagoga

Objetos religiosos

Mesa para comemoração do Seder de Pessach(Páscoa Judaica)



Memorial do Holocausto




































                         


           



           


                                                   

                                   



Um comentário:

  1. UM MARAVILHOSO LUGAR PARA TODA CASA DE YACOV REUNIR E ADORA A HASHEM O ETERNO E CRIADOR REI DO UNIVERSO

    ResponderExcluir