domingo, 30 de dezembro de 2012

Ceasa do Irajá /RJ (3) - Frescura sem Frescura



 A Unidade  Grande Rio do Ceasa  ( Secretaria de Abastecimento de Estado de desenvolvimento e Pesca) é a segunda maior Central de Abastecimento da América Latina e opera junto à sede da empresa, em Irajá, na Zona Norte do Rio. A Unidade Grande Rio tem o papel estratégico de centralizar e coordenar a distribuição de gêneros hortigranjeiros e também é responsável por contribuir com a política de segurança alimentar e nutricional de todo o estado. Além dos serviços diretamente ligados à comercialização, baseia o Banco de Alimentos, o Mercado Livre do Produtor (Pavilhão 21) e um pavilhão dedicado exclusivamente ao pescado. São mais de 600 comerciantes e cerca de 2.500 produtores cadastrados, com média de 50 mil pessoas por dia circulando no espaço.

Visitando o Ceasa - Irajá

No mês de  dezembro/2012 visitei o Ceasa de Irajá e posso garantir que foi muito interessante e diferente.
O Ceasa  é  um lugar   para  comprar  produtos frescos  e  baratos. Entretanto, a grande maioria dos balcões só vende caixas fechadas  com muitos unidades (uva, amora, morango, maçã, mirtilo, melão, abacaxi etc), mas é possível comprar algumas coisas individuais (aspargos, salsão, alho poró, pimentão etc.). 
Quem decidir ir ao Ceasa precisa deixar a frescura de lado. O jeito é cair no clima do povo carioca (muita simpatia e alegria) e não se importar com gritos, assovios e galanteios (se for mulher, é claro). 
Na verdade fui cedo para para comprar peixes e frutos do mar, mas o pavilhão só abre a partir das 16hs00 (Voltarei outro dia! Quero muito conhecer!!)
Ao final saí com o carro abarrotado! Comprei muita coisa: caixa de amora ( 20,00); caixa de mirtillo ( 20,00), Caixa de cereja (45,00), caixa de uva ( 40,00)  - Só sei que comprei muito e tudo ficou em torno de 240,00 , Alho poró - 4 unidades  por 4,00; Salsão por 3,00.
A ida ao Ceasa vale muito à pena para compras grandes já que as verduras e frutas duram duas ou três vezes mais do que as compradas em supermercados. Ou seja, a frescura é garantida!

Dicas:
Procure não parar o carro no estacionamento do supermercado Portal do Ceasa porque os outros carros acabam te fechando na saída.
Muitas lojas só recebem em dinheiro.
Use roupas e sapatos confortáveis pois os pavilhões são muito distantes um do outro.

                                           
                                 Avenida Brasil sentido Centro Cidade próxiam a entrada do Ceasa

                                                           Entrada do Ceasa Rio/Irajá

                                                       Supermercado Portal do Ceasa  

                     Mercado do Produtor - local para comprar verduras, folhas em pequenas quantidades

                  Minhas comprinhas de Natal e o rapaz super simpático que levou tudo até o carro.
                                                      Mercado do Peixe - Pavilhão 12
    *Parece que para entrar no mercado dos  peixes  tem que estar vestido com calça comprida e tenis.

2 comentários: