quarta-feira, 22 de março de 2023

Mesquitas de Istambul - Basilica de Santa Sofia - Mesquita Suleymaniye - Istambul - Turquia



Istambul é uma cidade turca com uma rica história e cultura, e é conhecida por suas mesquitas impressionantes. Três das mesquitas mais famosas da cidade são a Mesquita de Santa Sofia, a Mesquita Azul e a Mesquita Suleymaniye.


 Quando passei por esta cidade maravilhosa tive a oportunidade de visitar a Mesquita de Santa Sofia e a Suleymaniye  . Fui até a Mesquita Azul , mas estava em obra.


Basilica de  Santa Sofia
  • A Basílica de Santa Sofia é um edifício histórico da cidade de Istambul , naTurquia.   Foi contruída originalmente como uma igreja cristã no século VI d.C. Durante a ocupação otomana, a igreja foi convertida em uma mesquita em 1453 d. C. , após a conquista de Istambul pelos turcos. Durante a conversão , elementos  cristãos foram removidos ou cobertos, e elementos islâmicos foram acionados, como minaretes e uma mirabe  (nicho de oração).
  • Em 1935 , a mesquita foi transformada em um museu pelo governo turco, e a maior parte das modificações  foram mantidas. 
  • No entanto , em 2020, a Basílica voltou a ser utilizada  como mesquita , após uma decisão do gorverno turco.
Basílica de Santa Sofia ( Foto da Internet)





Interior da Basílica

Interior da Basílica

Mosaico da Basílica

Mosaico da Santíssima Mãe de Deus

Mosaico da  Basílica

Interior da Basílica

 Mesquita Suleymaniye
  • É uma mesquita histórica localizada em Istambul, Turquia. Ela foi construída no século XVI pelo famoso arquiteto otomano Mimar Sinan, a mando do sultão Suleiman, o Magnífico.
  • A mesquita é considerada uma das mais impressionantes da cidade e um exemplo notável da arquitetura otomana clássica. Ela possui uma enorme cúpula central e quatro minaretes altos, que se destacam na paisagem de Istambul. Além disso, o interior da mesquita é ricamente decorado, com belos mosaicos, vitrais coloridos e caligrafia islâmica nas paredes.
  • Além de seu valor arquitetônico e histórico, a Mesquita de Suleiman também tem um importante significado religioso para os muçulmanos. Ela é um local de oração ativo, com espaço para mais de cinco mil fiéis. Além disso, a mesquita possui um grande complexo adjacente, que inclui escolas, um hospital e uma cozinha para os pobres. 
Interior da Mesquita




Nenhum comentário:

Postar um comentário