sábado, 9 de dezembro de 2017

DIÁRIO DE VIAGEM - PARTE I - SYDNEY - AUSTRALIA





Diário de Viagem 

 Austrália  ( Sydney/Melbourne  ) 
Período: 16 /11 até 29/11/2017

  
Parte I   - Sydney  (17/10/17 ate 22/10/17)

 I- Dia 16/10/17- (Segunda) - RioxSantiago 

Acordamos às 3h30min da manhã e partimos  para o Galeão/Rio. O Uber custou 50,00 reais. As  malas grandes pesaram entre 18/21 quilos e as pequenas ( de mão ) não pesamos . Chegamos bem cedo no aeroporto .  Fomos direto fazer o check-in.  O atendente da Latam nos informou que teríamos que retirar as bagagens em Santiago ( Chile) . Achamos  estranho !! Minha filha perguntou a outra funcionária , que  não só confirmou a ida das bagagens   direto à Melbourne  como  emitiu nossos bilhetes de Santiago a Melbourne .
Vista das Cordilheiras dos Andes 
A informação errada da Latam nos deixou  nervosas por causa do tempo que poderíamos perder em Santiago. Mas  tudo não passou de um susto, por conta de  um funcionário despreparado no embarque de vôos internacionais. 
O primeiro trecho (RioxSantiago),  com duraçao de 4 h 50min,  foi bem tranquilo . Ficamos na saída de emergência e sobrou espaço para esticar nossas pernas . No bilhete de instrução diz que pessoas com mais de 60 anos não podem ocupar saída de emergência.  Fiquei quieta e entreguei nas mãos de Deus!!!
Vista do Polo Sul
Chegamos no horário em Santiago . O embarque demorou mais de uma hora  e tivemos um tempinho  pra  comprar uma água, 🍩 donut delicioso, sanduíche de pão integral com Parma  . Não tivemos tempo de comer o sanduíche pois embarcamos logo. Antes de entrarmos  no avião,  o pessoal  fez uma fiscalização rigorosa nas bagagens de mão, mas não proibiram nosso sanduíche. Saímos de Santiago , às  13h23min , hora local . Duração  do Voo foi de 15h10min (SantiagoXMelbourne).


II- Dia 17/10/2017 - (Terça) - MelboournexSydney

Rendezvous
Hotel Sydney Central
 Chegamos em Melbourne às 17h00. Pegamos as bagagens , trocamos dólares, compramos chips dos fones ( 40 dólares australianos por fone) , compramos um adaptador de tomada (17 dólares autralianos), fizemos o check - in  ( MelbournexSydney) e compramos um lanche ( sanduíche de frango com rúcula na baguete, bolinho de mirtilo e água por 18 dólares autralianos) . Depois do lanche ficamos aguardando o embarque pra Sydney ( 21h05min). Ficamos no Rendezvous Hotel Central que  fica em frente à Estação Ferroviária Central e a 5 minutos a pé de Chinatown. O hotel não tem luxo, mas o quarto é  amplo com  tv, frigobar, cafeteira/chaleira, Wifi Gratuito ( por cada 2 hs), cofre, secador, ferro de passar , balança portátil etc. Não possui Serviço de Porteiro/Mensageiro. Depois de mais de 20 horas viajando foi um pouco desconfortável ter que levar as malas até o quarto.



III- Dia 18/10/2017 ( Quarta)  - Sydney

Saímos cedo do hotel e caminhamos no sentido centro . Paramos pra tomar café num local bem legal ( Two Good Eggs). Pedimos dois ovos beneditinos , queijo, salada, presunto, fatias de pão e café com leite.
Guias do Free Tour ao lado da
 St. Andrew´s Cathedral
Seguimos até o centro e encontramos um grupo que faz o Free Walking Tour com duração de quase  2h00. O ponto do encontro foi na  St. Andrew’s Cathedral , ao lado do Queen Victoria Building ( Shopping) . O guia passou por alguns dos pontos mais importantes da Cidade: ( Shopping Queen Victoria , Bairro the Rocks, Hospital de Sydney ,  Austrália Square, Circular Quay e Rocks etc) . O Tour encerrou  no Circular Quay ao lado da Sydney Harbour Bridge ( ponte) , ambos   com uma vista deslumbrante do Opera House. 
 Dali fomos num restaurante de Hambúrguer pra almoçar (Ribs and Burgers). Depois do almoço voltamos para a estação do trem. Compramos o bilhete único (Opal) e saltamos na estação do Darling Harbour.
Visitamos o Porto, mas não entramos no Aquário porque achamos bem caro (40 dólares australianos por pessoa). O  Jardim Chinês era muito bonito, porém uma reação alérgica abreviou o nosso passeio. Voltamos pro hotel andando e no meio do caminho paramos num supermercado e compramos água, iogurte, presunto, pão e  queijo cottage. À noite um bom banho e jantamos no bairro Chinatow. Fomos num prédio com muitos restaurantes orientais. Escolhemos  comida de Singapura no restaurante Happy Chef ( uma sopa chamada Laksa com Camarões, vieiras e leite de côco).



Refeições do dia 18/10/2017

Café da Manhã:  Restaurante  Two Good Eggs   - Local que serve Café da manhã com bons ovos Beneditinos e pequenas refeições  vegetarianas, opções veganas e opções sem glúten .


 Ovos Beneditinos
 , queijo, salada, presunto, fatias de pão
Almoço : Restaurante Ribs & Burgers The Rocks  - É Um restaurante boutique casual especializado em hambúrgueres e costelas  cozidas lentamente. hambúrguer acompanhado de batatas doces fritas é uma delícia!! E não pode deixar de pedir a fabulosa cerveja




Jantar: Restaurante Happy Chef - É um pequenino Restaurante que fica no Shopping do Bairro Chinatown. É famoso por servir uma sopa chamada Laksa. A Laksa é uma sopa de macarrão, camarão, vieiras e leite de coco



Locais em Destaque do dia 18/10/2017

Queen Victoria Building  -      É um edifício histórico e ponto turístico de Sydney , mais conhecido como QVB e  era inicialmente um mercado. No final da  Primeira Guerra Mundial o mercado fechou  e o seu  prédio quase demolido na década de 1950. Foi Reformado e reaberto em 1986 como um Shopping , com mais de 190 lojas .  A construção tem detalhes pitorescos , como o poço dos desejos que incorpora a pedra do Blarney Castle , uma estátua da rainha Vitória e outra de seu cachorro, o curioso Royal Clock, suspenso no teto. De hora em hora as trombetas do  relógio tocam e as pessoas podem apreciar cenas da vida de monarcas ingleses.

Entrada  e interior do Queen Victoria Building


The Rocks -  Construído por presos e soldados em 1788, é um dos bairros mais antigos de Sydney, muitos de seus prédios de arenito foram restaurados e abrigam hoje inúmeras lojas e restaurantes


Bairro The Rocks

Hospital de Sydney -  Na época de sua construção o hospital era conhecido como o "Hospital do Rum", porque seus construtores tinham permissão para importar rum e revendê-lo no país como forma de pagamentos pela obra. Um Javali de Bronze guarda a frente do hospital. Acreditá-se que o javali traga sorte a todos que esfregam seu focinho. O pessoal leva tão a sério que o nariz  do javali brilha . Também fiz a minha parte e registrei em foto.


Austrália Square - É  um complexo de escritório que  já foi considerado o prédio mais alto de Sydney. No local tem tem uma escultura intitulada "Esperando por John Seward Johnson II, . Seward Johnson é um artista conhecido por suas estátuas pintadas em trompe lóeil (trata-se de uma técnica artística que usa truques de perspectiva para criar uma ilusão de ótica).

Waiting sculpture Australia Square

Circular Quay É o principal terminal de balsas de Sydney, localiza-se em frente ao centro da cidade. É considerado por muitos o  local de nascimento da Austrália. Foi ali que , em  janeiro de 1788, a Primeira Esquadra desembarcou seus condenados, soldados e oficiais, fundando a colônia britânica de Nova Gales do Sul.



 Sydney Harbour Bridge ou Ponte da Baía de Sidney  - É a ponte de aço em forma de arco mais elevada do mundo e também a mais larga. Sua construção iniciou em 1924 e somente depois de    8 anos de obras e  cerca de 1.400 pessoas ao dia  a Ponte foi  concluída em 1932.

Darling Harbour - O local havia sido um polo industrial graças ao terminal internacional de carga, que servia o comércio local de lã, grãos , madeira e carvão. O surgimento do transporte em contêineres arruinou a antiga vocação da área , que foi abandonada aos poucos.  Em 1984, o primeiro ministro da Nova Zelândia, Neville Wran, anunciou a decisão do governo de redesenhar Darling Harbour para devolver ao povo de Sydney no tempo para as celebrações do bicentenário de 1988 na Austrália. Darling passou a oferecer opções de lazer, como o Australian National Maritime Museum, o Aquarium , o  Park, o Jardim Chinês  etc.



Jardim Chinês (Darling Harbour) -  O Jardim Chinês da Amizade  foi construído em 1984 para homenagear o bom relacionamento entre a Austrália e a China. É  uma ilha de paz e tranquilidade no coração de Sydney. Sua paisagem , com trilhas sinuosas, quedas - d'água, lagos e jardins , oferece um exemplo da rica cultura da China.

Jardim Chinês

Chinatow - É um bairro chinês na cidade de Sydney. O local é bem animado e colorido. São vários restaurantes,  noodle bar ( bar especializado em pratos com Macarrão), praças de alimentação e exóticas lojinhas de presentes que ficam abertas até mais tarde. 




  IV - Dia 19/10/17- Quinta
Acordamos 4h15min e não conseguimos dormir mais . Preparamos um sanduíche com pão Wrap , queijo cottage e presunto light acompanhado de yogurt de frutas e água. Aproveitamos pra ver o trajeto de trem para o Featherdale Wildlife Park. Neste Park o visitante pode ter contato direto com os animais da Austrália . Muitos cangurus ficam soltos. O nosso hotel Rendezvous fica próximo à estação central. Pegamos o trem e soltamos na estação Blacktown e em seguida o ônibus da linha 729. 
No Parque as pessoas com mais de 60 anos pagam meia entrada. A entrada Inteira custa  22 dólares australianos  e meia 11 dólares australianos  . Foto de perto com o Coala é 24 ( até 4 pessoas por foto) . Não acho necessário, pois você consegue chegar bem perto deles. 
Para facilitar a sua aproximação com os cangurus  é importante comprar, na entrada,  um copo da ração que eles comem (por 2 dólares australianos) . Se tiver medo de levar uma dentada , um copo será suficiente para duas pessoas .
 O visitante terá a oportunidade de tocar apenas nos Cangurus e ver de perto o Wambot, o Demônio da Tasmânia , os Morcegos, O Dingo ( cão selvagem), o Crocodilo, as Aves , o Porco-Espinho , o Dragão de Comodo, os Lagartos, as Cobras etc.
Pra voltar pegamos o ônibus 729 na frente do Parque, soltamos na estação Blacktown. Por causa do horário  almoçamos  no  Shopping que fica ao lado da Estação.
Pegamos o trem no sentido  Estação Central.  Deixamos as mochilas no hotel e saímos pra trocar dólares . Na George St , no sentido Chinatown tem várias casas de câmbio. Depois de trocar alguns dólares caminhamos até o centro e passeamos  pelo  shopping Victoria , pelas lojas Myer e David Jones . Fizemos umas  comprinhas . Achei tudo muito caro. 
No  Hyde  Park estava acontecendo a  Night Noodles Markets ( festival de comida oriental).  Compramos uns  pães no vapor recheados com o pato de Pequim, barriga de porco e frango frito . Voltando pro hotel  ( a pé) paramos num restaurante japonês  e pedimos um prato de  macarrão com legumes e um bolinho de cheese cake Japones.  Ficamos mortas e dormimos direto . Sono dos justos!! 
Dicas:
É importante a compra do bilhete único (Opal ), pois este engloba todos os meios de transporte ( trem, metrô, ônibus , barco etc). Pode ser adquirido em qualquer banca de conveniência e recarregado nos terminais das estações (recarga apenas com múltiplos de 10 dólares). Tenha o seu cartão em mãos pois será sempre necessário usá-lo na entrada e saída de todos os transportes . Interessante também baixar o aplicativo da Opal que facilita na programação do trajeto e dá o número da linha, o terminal e a direção que se deve pegar o trem.
Outra coisa que acho imprescindível é a compra de chip para celular . Isso facilitará o acesso aos  aplicativos, mapas, WhatsApp, etc.
Locais em Destaque do dia 19/10/2017

 Featherdale Wildlife Park- Neste local os visitantes podem desfrutar de uma rara experiência prática da vida selvagem a apenas 45 minutos de Sydney. Neste parque, situado no caminho para o Parque Nacional Blue Mountains, você pode encontrar koalas, alimentar uma variedade de cangurus e wallabies, e aprender sobre a variedade de espécies de aves, répteis, dingos, wombats e crocs da Austrália





Hyde Park -  É o parque público mais antigo da Austrália.




 V- Dia 20/10/17 -Sexta 
Saímos do hotel às 8h00  e fomos tomar café no Basket Brothers. Comi um prato chamado The Full Basket e minha filha  2 Eggs Your Way , bacon, chorizo e café com leite. Depois do café caminhamos até a  Estação do Museu (Museum Station)   para pegar o ônibus 333 , cujo o ponto era na rua ao lado da estação.  Essa  linha de ônibus  nos deixou na   Bondi Beach onde estava acontecendo uma  exposição de esculturas (Sculptures On The Sea).
Cabe ressaltar que o transporte público é muito bom . O percurso da Estação do Museu  até Bondi Beach leva uns 30 minutos de ônibus . Chegamos a Bondi Beach e quase desistimos por causa da chuva fina e do vento forte . Tivemos muita sorte! O  mau tempo passou e conseguimos caminhar na calçada à beira mar  e apreciar as escultas expostas , exceto quando subimos umas escadas pra acessar a outra praia. No topo da escada o vento era fortíssimo, o  que me deixou assustada !!! Não foi nada fácil passar pelo vendaval !!! Fora este contratempo tudo foi bem interessante. 
Na volta  pegamos o ônibus (380) que nos deixou na loja da Apple no centro. Depois de comprar uns cabos na Apple  fomos pra estação próxima e pegamos o trem sentido centro e soltamos na Estação Central  ao lado do hotel. Deixamos as mochilas no hotel e fomos almoçar num Restaurante Satang Thai Takeawya  de comida Tailandesa ao lado do hotel.
Depois do almoço fomos ao mercado comprar água e outras coisinhas . O comércio fecha às 17h00, exceto às  quintas , que vai até às 21h00. Ficamos no hotel pra descansar um pouco, mas o cansaço foi tanto que dormimos direto até às 2h00 da manhã . Não conseguimos dormir mais . Tem que ficar atento pra não ser pego pelo Jet lag (Distúrbio do sono que pode afetar pessoas que viajam rapidamente em vários fusos horários) !!

Refeições do dia 20/10/2017
Café : Basket Brothers  - É um restaurante que serve um delicioso cafe da manhã. Pedi um prato chamado The Full Basket e minha filha  2 Eggs Your Way , bacon, chorizo e café com leite ( latte). Tudo muito bom!!








Almoço: Satang Thai Takeway  - É um restaurante de comida Tailandesa . Tudo muito bem feito e delicioso. Pedimos arroz frito, carne de porco, brócolis, cenoura e macarrão com camarão e amendoim .







Local em destaque no dia 20/10/2017

Bondi Beach  - É considerada a praia mais  famosa da Austrália, sendo uma das principais atrações turísticas de Sydney. Fomos ao local para visitar a exposição Sculpture by the Sea . É um dos eventos mais populares de Sydney. Realizada desde 1997,  ocorre na primavera por três semanas. Além de ser gratuita  é a maior exposição anual de escultura do mundo.  As diversas obras podem ser vista na bela caminhada  costeira  entre a praia de Bondi e Tamarama.


A exposição Sculpture by the Sea entre Bondi e Tamarama,  em 20/10/2017 



VI- Dia 21/10/2017 - Sábado
 Acordamos às 2h00 da manhã e não dormimos mais .
O café foi na rua do Hotel. Minha filha pediu dois ovos beneditinos, pão e fatias de bacon ( o bacon aqui é bem carnudo e quase não tem gordura) . O  meu foi tomate grelhado , ovos mexidos, fatias de torradas e café com leite . Uma delicia !!! Quase uma refeição completa, parece um brunch.
Depois do café fomos conhecer o    Paddy’s Market, o mercado mais antigo de Sydney.  Seguimos a pé pela George St. e paramos pra trocar doláres . No caminho para o Opera House paramos em diversos locais , como o  Victoria Shopping  pra comprar um tênis, na    Apple e  H&M. Finalmente pegamos o rumo para o  Opera House . Primeiro fizemos uma rápida refeição no  Opera Bar. Fechamos a conta e caminhamos pela parte externa do Opera House, tiramos muitas fotos e andamos até ao  Jardim Botânico que fica ao lado . O jardim é muito lindo e bem cuidado . 
Aconselho  ir ao banheiro perto do Opera House,  pois o jardim Botânico é muito amplo e o banheiro fica bem longe.
Na volta fomos até a estação próxima ao Quay e pegamos o trem no sentido central . Chegamos no hotel, tomamos um bom banho e fomos ao Chinatown pra jantar e passear . Na entrada do Chinatown tinha uma filona que levava à uma pequena porta.  Por curiosidade entramos também!  Na  porta tinha uma pessoa que vendia  três bolinhas doces ( parecia  mini sonho ),  por um 1 dólar . Um sucesso o negocio !!! Compramos duas porções, 6 bolinhas por 2 dólares !!! Não achei nada de mais . À procura de  um restaurante  entramos em um de comida de Singapura. Estava bom , mas não era o que estava querendo.Voltamos pro hotel e dormi até às  5h00 direto.

Refeições do dia 21/10/2017
Café : Na rua do Hotel 
Refeição Rápida: Opera Bar  -  Pedimos dois drinques , um tartar de atum e uma porção de batatas doce fritas . Tudo muito bom!!! E muito caro !!! Cada drink saiu 24 dólares australianos e a conta total foi mais de 70 dólares





Jantar: Chinatown  - Escolhemos um Restaurante de comida de Singapura ( não lembro o nome) .Pedimos Arroz , peito de frango escaldado, caldo de frango, molhos picantes e pepino. Parecia mais uma canja desconstruída.  O outro foi uma sopa com leite de coco, pimenta, macarrão,camarão e muito tempero. Tudo muito apimentado! 

Arroz , peito de frango escaldado, caldo de frango, molhos picantes e pepino e
uma sopa com leite de  de coco, pimenta, macarrão,camarão e muito tempero.

Um caldo  pra misturar com o arroz e o frango



Locais em Destaque do dia 21/10/2017

Paddy´s Market -É o mercado mais antigo de Sydney, situado  no bairro de Haymarket, ao lado da   Chinatown. Lembra muito a  25 de março e é o melhor lugar de  comprar souvenirs ( chaveiros, canetas, bichinhos de pelúcia, mochilas , bonés, camisetas, roupas, almofadas , etc). As lojas abrem a partir de 8h30 e aos  sábados também  funciona um mercado de frutas , verduras , carne e peixes a partir das 6h00, mas não é muito grande. 




Opera House- É a atração turística mais famosa da cidade e um dos mais ativos centros de artes cênicas do mundo.



Jardim Botânico - É um parque no coração de Sydney rico em diversidade e beleza. Inaugurado em 1816, o jardim é a mais antiga instituição científica da Austrália e uma das mais importantes instituições botânicas históricas do mundo. Está aberto todos os dias do ano e o acesso é gratuito.





VII- Dia 22/10/2017- Domingo
Saímos às 8h31 do hotel . Pegamos o trem no sentido do bairro Newtown. Tomamos um delicioso café no Brewtown Cooffe Roasters. Depois do café fizemos uma boa caminhada pela rua principal do bairro . Entramos em quase todos os  brechós e compramos uma saia de flamingo e um casaco bem fofo . Fizemos compras no mercado e visitamos diversas livrarias e lojinhas fofas. Almoçamos num restaurante tailandês que fica na rua principal . Andamos mais um pouco e pegamos o trem no sentido centro e ficamos no hotel . Por causa da chuva não saímos . Dormimos direto sem jantar e acordamos tipo 5h30min da manhã . Organizamos as malas e às  7h00 da manhã descemos pra tomar um bom café e pegar um Uber até  o  aeroporto e  partir para Melbourne.
Refeições do dia 22/10/2017


Café: Brewtown Cooffe Roasters, Newton - É um Restaurante situado no bairro de Newtow, que oferece cafés especilizados, pães , muffin, donnut, cronut e almoço. O local é bem concorrido e descolado. Tem um menu estilo bistrô. Pedimos um hambúrguer e um sanduíche de lagosta. De sobremesa um Muffin de cenoura com abobrinha e um Donnut recheado com creme de frutas vermelhas , ambos deliciosos.








Almoço: No Thai Pothong Restaurante 
- Especializado em comida Tailandesa. Foram dois pratos : Arroz Frito com Frango, Cebola, Camarão e Pepino e Arroz Jasmim, Curry de Pato ( pato fatiado com leite de coco apimentado). Estava bem gostoso.






Locais em Destaque do dia 22/10/2017

Newtow - O bairro tem um ar hippie e alternativo e é muito agradável passear pelas ruas. A rua principal é repleta de brechós , roupas, objetos e acessórios de vintage, livrarias, lojas de vinhos , salão de cabeleireiro , cafés , restaurantes vegetarianos e orientais. Os brechós ou são bem caros ou as roupas são usadas e com aspecto de velhas. Mas tem peças interessantes pra quem gosta de se vestir de maneira estilosa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário