quinta-feira, 21 de março de 2013

Budapeste - Hungria - Dicas de Viagem




Budapeste  -  ( Capital da Hungria)
É uma cidade  lindíssima!!!  É Monumental, grandiosa  e com uma arquitetura fascinante.  A beleza de Budapeste  reflete o apogeu do Império Austro-Húngaro , período em que a capital da Hungria se transformou em importante metrópole européia. O rio Danúbio corta o país e divide a cidade de  Budapeste a leste do rio está Peste, com os suntuosos edifícios da Avenida Andrássy , o Parlamento ,os museu, galerias de arte, igrejas, Grande Sinagoga  etc. Atravessando a ponte Széchenyi, chega-se a Buda, onde  se localiza o Palácio Real,  a deslumbrante  Igreja de São Matias etc  
           
Foto da Cidade de Budapeste tirada da Igreja São Matias


   



Hospedagem

Hotel Sofitel
É um hotel que tem uma localização privilegiada.  Tem excelentes instalações,  Cassino, sala de ginástica ( bem simples ) , piscina, saunas, restaurantes modernos e cafés. O café da manhã é  muito bom!!!  Detalhe : Homem não pode entrar de short no salão do café.  Os quartos são pequenos, mas tem todo o conforte necessário,  internet grátis.



Locais Visitados
Igreja Matias – É uma das igrejas  mais bonitas da cidade. Foi o local de coroação de reis húngaros e do imperador Francisco José I.  O estilo neo-gótico atual deriva de várias etapas de construção ( séculos XII – XV).            

                                                 Foto da parte externa da Igreja São Matias






                         




Parlamento -  É o maior edifico do país , local permanente da Assembleia Nacional (1884 – 1904).  Abriga 691 salas, tem 268 m de comprimento e uma cúpula de 96 m de altura. Seu interior é decorado com afrescos e esculturas de renomados artistas húngaros.


 Foto  do prédio do Parlamento  ( em reforma)



Ponte das Correntes – Contruídas entre 1839 – 49, por iniciativa do conde István Széchényi, segundo o projeto de William Tierney Clark.  É principal ponte da cidade.


Leão da Ponte das Correntes





Basílica de Santo Estevão – A maior igreja da capital, cuja cúpula vê-se em toda a cidade. O maior edifício em estilo neoclássico abriga a maior relíquia dos húngaros, a sagrada Mão direita , o antebraço mumificado do rei santo Estevão.

Igreja Paroquial de São Estevão 



         


Praça dos Heróis –  A praça mais espetacular da capital situa-se na entrada do Parque da Cidade.  Aos dois lados da praça encontram-se a sala de exposições e o museu de belas artes. O conjunto foi construído por ocasião das festividades do milênio ( 1000 anos da entrada dos húngaros na bacia dos Cárpatos), em 1896.







Ópera Nacional  -  Inaugurada em 1884, o edifício foi construído em estilo neoclássico e neo- renascentista. Em sua fachada encontram-se estátuas dos maiores compositores do mundo. Seu interior apresenta rica decoração e obras de grandes artistas húngaros .
                                               Escadaria do Interior da Ópera






A Casa Gerbeaud -  É  uma pastelaria maravilhosa, propriedade de uma família suíça. É ricamente decorada com mesas de mármore e revestimentos de parede lindos. É grande o suficiente para abrigar cerca de 300 clientes de cada vez. Tomei um café para conhecer o local  - recomendo uma parada  para  tomar um café  acompanhado de um pedaço de torta  ou para um lanche ( diversas saladas, sanduiches erefeições ligeiras).






Interior do Salão da Gerbeuad




   




Grande Sinagoga – É a maior da Europa e a segunda maior do mundo. Foi construída em estilo bizantino,mourisco, no século XIX. Seu museu mostra um pouco da história do povo judeu e  suas  tradições .
                                                   Foto da Grande Sinagoga







Locais das Refeições
 Restaurante Náncsi Neni vendéglöje - Restaurante especializado em comida Húngura. Fui pra almoçar  e gostei muitíssimo.  Pedi  duas opções : o pato acompanhado de uma pequena coxa de ganso, foie gras, frutas e chucrute -  maravilhoso!!!   O Schnitzel com salada de alface é  bom .  Tem um ambiente  familiar , decoração típica. Estava bem cheio mas o atendimento é rápido. Recomendo o Pato que é divino!!!

Schnitzel com Salada







                    Coxa de Pato, coxa de ganso, foie gras, purê de batata, chucrute e frutas






 Café da manhã do hotel Sofitel
 É um café bem completo e gostoso!! Variedades de sucos, embutidos diversos, pães , ovo frito, cogumelos, salmão defumado, arenque , queijos, bolos, frutas , cereais, agua, café, leite, chocolate, biscoitos, bacon, caldos etc .  Ambiente  agradável, garçons simpáticos e educados.  Uma foto de um pouquinho do café. 






                   Fatias de pão integral, cogumelos, tomate , salame , linguiça, suco de laranja etc








 Restaurante Kádár Étkezde 
É um restaurante  típico de comida Húngara, localizado no bairro judeu ,  1072 Budapest, Klauzál tér 9. Tem um ambiente familiar, simples e as paredes são decoradas com fotografias. Atendimento rápido, comida saborosa e barata . Não serve bebida alcoólica e fica aberto apenas para   almoço. Oferece dois cardápios ( fixo e do dia). As garçonetes  não falam inglês e o dono só um pouco.  Para o almoço pedi  de entrada uma sopa  com bola  que lembra o  Kneidlach da cozinha judaica - bolinhas de matzá servidas com caldo de galinha. Depois pedi dois pratos principais :  um  com feijão, cevadinha, páprica e uma carne embutida  (  lembrou a feijoada judaica - Tchulant) e o outro com  filé de peixe empanado com salada de batata . Recomendo o primeiro para quem gosta de páprica . Delicioso!!!.   Em cada mesa tem uma garrafa de água mineral com gás . Terminado o almoço, dirigi-me  ao caixa junto à porta. O dono quer saber   o que  voce pediu, quantos copos de água tomou  e quantas fatias de pães comeu   para somar e apresentar a sua conta. Fica lotado  e com fila do lado de fora. Recomendo chegar cedo.
                 
 Feijão com cevadinha , páprica e fatia de carne embutida

                      






                         
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário