domingo, 15 de setembro de 2019

Complexo Cactário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro-


Cactário - Jardim Botânico do Rio de Janeiro 



O complexo Cactário detém uma das maiores coleções do Brasil, no que diz respeito a exemplares exóticos.  Além de cactos, suculentas e plantas de sombra, o  Cactário inclui também a Coleção de Rupícolas (plantas que nascem em pedras) , o canteiro de Especies do México , a Seção Africana chamada de "Parece , mas não é",  o Canteiro "É,Mas não parece"  e o Jardim Sensorial.

México é o  país com maior diversidade de cactos do mundo. Uma das atrações  do espaço do México  é o simpático cacto Hylocereus undatus – uma trepadeira típica da América Central, cujo fruto é a deliciosa e vermelha Pitaia.

A seção  africana chamada de “Parece, mas não é”, expõe as plantas que se assemelham aos cactos, mas que são, na verdade, suculentas. Este fenômeno, que se chama convergência evolutiva, acontece devido à evolução de espécies de famílias botânicas distintas, ao longo de milhões de anos, no sentido de tomarem formas parecidas. É o caso, por exemplo, da euforbia (Euphorbia ingens), uma suculenta, e do cacto mandacaru (Cereus jamacaru), que ocorrem em continentes diferentes, possuem histórias evolutivas totalmente distintas, mas convergiram para um formato muito semelhante.
Já a
s espécies do canteiro “É, mas não parece”, inclui  as plantas que não se assemelham, mas são, de fato, cactos.
O espaço é imperdível !!! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário