domingo, 14 de janeiro de 2018

PADARIA COM PÃES ARTESANAIS, CONFEITARIAS e FEIRAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO



The Slow Bakery - É uma padaria artesanal carioca . Inaugurada  em abril de 2016. O charmoso espaço fica em Botafogo onde funcionam a padaria e o café.
R. São João Batista, 93 - Botafogo,
 Rio de Janeiro - RJ
Os pães são feitos com fermento natural , de longa fermentação e alta hidratação. O processo resgata métodos originais de produção e permite ao produtor  acompanhar todos os detalhes da fermentação. O resultado é um pão muito aerado, de crota bem firme, úmido, saboroso  e altamente saudável. 
A produção da Slow tem início, pelo menos, 30 horas antes de assar o pão. Alguns chegam a 72 horas de maturação, todos feitos com um fermento natural de mais de 150 anos. 
Além dos pães , oferece granola, iogurte, geleias, cookies, doces, sorvetes,  queijos frescos etc. 
A  carta de café segue o mesmo conceito slow da fábrica. Sugiro muito o chocolate  quente  e o sanduíche de queijo com banana . Deliciosos!
O  cardápio é pequeno e sazonal, aproveitando o melhor da época e das estações. 










Croque Madame 



Feira  Junta Local -   A idéia da feira   começou em uma reunião de amigos sobre comida e hábitos alimentares. Hoje  é uma “feira de verdade”, onde quem está nas bancas é quem produz. Já fui duas vezes e gostei muito. O fato de estar comprando com quem produz cria um laço muito interessante, haja vista que o consumidor tem a oportunidade de conhecer a origem dos produtos que come. Lembro que pedi informação na barraca de mel e o produtor me deu uma aula sobre a sua produção . O mesmo aconteceu na barraca dos patês/linguiças caseiras e dos pães artesanais.  A feira  oferece ao público uma gama de produtos orgânicos, cervejas, chocolates, azeites e licores artesanais, massas, pães, hambúrgueres vegetarianos, geléias, linguiças, queijos, mel  e muito maisA Feira Junta Local acontece duas vezes ao mês.  No site os clientes podem encher a sua sacola virtual.








The Bakers  -  É um misto de padaria , confeitaria, restaurante e lanchonete.  Tem como carros-chefe os doces e tortas, mas oferece café da manhã e   refeições. Pode -se  encontrar  produtos da culinária judaica como vinho kasher , Matzá, Chalá , Farinha de Matzá etc.
 
Rua Santa Clara 86, loja B




Confeitaria  Kurt
R. Gen. Urquiza, 117 - Leblon, Rio de Janeiro - RJ
Nos anos 40, o alemão Kurt Deichmann chegou ao Brasil fugido da guerra e abriu uma pequena delicatessen na Rua Ataulfo de Paiva, no Leblon, que, apesar de escondida atrás de uma banca de jornal, formava filas na porta.
Sessenta anos se passaram e os tradicionais biscoitos (palmiers, spekulatius, baserlerleckerli) doces, mousses francesas, tortas austríacas – morango, amora e damasco – que deram fama à casa, continuam fazendo sucesso na charmosa doceria, agora num simpático espaço na rua General Urquiza.
A torta mais famosa da casa é  a Torta de damasco, uma das primeiras a ser preparada pelo Kurt. Outro grande destaque é Picada de Abelha, que tem massa recheada com creme de baunilha, coberta com mel e crocante. Tão famosa que já foi até assunto no programa do Jô Soares.
No total são mais de 30 variedades de doces e tortas. A Confeitaria desenvolveu, ainda, uma linha diet (sem açúcar) das iguarias como os rocamboles e tortas de morango, ricota e damasco, streudel de banana, strudel de maçã e a torta mousse de chocolate com amêndoas.  Já visitei o local e comprei  , via encomenda por telefone,  algumas tortas e strudel de maçã. Tudo uma delícia mesmo !!



 Rua Conde de Irajá, 132
 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
Confeitaria Cake & Co - É um local que tem uma decoração típica de fazenda em pleno bairro de botafogo. A  casa tem uma linha com mais de trinta sabores de bolos e tortas, disponíveis para encomendas por telefone ou pelo site. O espaço oferece ainda sanduíches, pratos executivos e combos de café da manhã . Comprei Rabanadas e tomei um café no local . Gostei bastante.








Nenhum comentário:

Postar um comentário