terça-feira, 15 de janeiro de 2013

João Pessoa - Paraíba - Dicas

 


João Pessoa - Paraíba 
 Passei por João Pessoa em 2012 e janeiro de 2013 e recomendo este Estado de pessoas simpaticíssimas, praias  lindas e comida deliciosa!!!!


João Pessoa - É um município do estado da Paraíba. É conhecida como a Porta do Sol, devido ao fato de no município estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar onde o sol nasce primeito nas américas. 
Hospedagem
 Fiquei no Hotel    Nord  Blue  Sunset, localizado na Avenida Cabo Branco , 4400 - João Pessoa - Pb.
 É um hotel novo, simples, preço médio, quartos  com TV de LCD , frigobar, ar condicionado   e internet wi-fi ( grátis).  O café da manhã do hotel deixa muito a desejar! Não tem tapioca, os pães e bolos não são saborosos, o presunto não tem uma aparência boa, a calabresa estava amolecida, a torta é seca e tem a massa dura. Salvam-se , as frutas e o suco de laranja, que são deliciosos.

Locais Visitados
  • Praia de Cabo Branco -  É um lugar agradável para caminhar e andar de bicicleta .O ponto negativo do local é o tipo de piso do  calçadão - escorregadiço com facilidade de quebar e descolar, ,Durante o passeio observei muitas cerâmicas danificadas, sem a devida manutenção.
  • Feirinha de Artesanato de Tambaú - Localizada no coração turístico da cidade, Avenida Almirante Tamandaré- Tambaú  , Centro de Tambaú  (em frente ao Tropical  Hotel  Tambaú). Recomendo para comprar lembraças.
  • Mercado do Artesanato Paraibano - É um mercado de dois andares com mais de 100 lojas e ótimo para comprar e conhecer  o artesanato regional , bem como para comprar redes, jogos americanos em renda renascença, toalhas, camisetas, panos de pratos bordadados, roupas de algodão natural , peças de cerâmica etc.
  • Loja Koisas do Sertão - É o lugar para comprar goma de tapioca, carne de sol, queijo coalho, melado ( mel do engenho), cocada, doces de frutas ( caju, abacaxi, goiaba, laranja)   etc. Recomendo - lugar pequeno , mas muito sortido.
  • Praia de Comboinha - Fica a 18 km de João Pessoa, no Município de Cabedelo. Água quente e transparente graças ao cinturão de arrecifes ali existente.
  • Salão de  Artesanato Anual - Esta feira acontece no mês de janeiro,   no Jangada Clube, no Cabo Branco. Recomendo os trabalhos de barro das irmãs Cavalcancati.
  • Praia Areia Vermelha - Distando cerca de 1 Km da beira-mar de Camboinha, é um  lugar de  coroa de areia represada pelo banco de coral ali existente, sobressaindo durante a maré baixa. Estive no local  no dia de domingo e estava bem cheio  e animado. 
  • Praia Fluvial do Jacaré -Lugar que recomendo para assistir o pôr-do sol ao som do Bolero de Ravel.
                                       

      Onde Comer
  • Restaurante Gulliver Mar, final da Praia de Cabo Branco - Tem um ambiente moderno com vista para o mar, cozinha internacional com toque regional, preço normal, atendimento bom, lotado ( é bom chegar cedo). No almoço pedi de entrada o ensopado de carne de siri ( R$ 12,00) e o prato principal foi Chapa Gulliver Mar ( R$99,00) que serve duas pessoas. No prato tem 1 lagosta média ,  camarões grandes, um pedaço de salmão,  pedaços de polvo,  fatias de batata doce,  porção de arroz com alho e cebola em rodelas .  Recomendo este prato de porção generosa muito bem feito e gostoso.
  • Restaurante Nau - Fica na  Av. Lupércio Branco, 130, Manaíra, João Pessoa – Paraíba - Fone: (83) 3021 8003- É um restaurante com um espaço enorme, lugar charmoso, especializado em Frutos do Mar e Peixes.Estive no restaurante para jantar um  Filé de Peixe ( Filé de sirigado na chapa, alcaparras e cogumelos. Acompanhado de arroz de brocolis e legumes assados . Teve também Massa de Frutos do Mar ( camarão, lula, polvo e mexilhão salteado no azeite, alho, molho de tomate e manjericão com espaguetti) . São porções generososas ! Achei o prato de espaguettti um pouco insosso! 
  • Restaurante/Churrascaria Tábua de Carne - Comida Regional . O forte da casa é a paçoca  de carne de sol, pure de queijo, arroz de coco e a  carne de sol . Tudo é muito bem feito . Recomendo o doce da polpa do coco verde - muito bom!!! 
  • Tapiocaria  Sabor da Goma- Localizada na Avenida Almirante Tamandaré- Tambaú  , Centro de Tambaú  (na frente do Tropical  Hotel  Tambaú).  A Tapiocaraia fica no espaço onde tem  diversas tapiocarias,   bares,  restaurantes , centro de artesanato, palco dos artistas de rua. No dia estavam se apresentando os repentistas Frank dos Santos e Nazar do Pandeiro, onde misturavam Gracejos e Prosas e também  Rimas e resposta - foi muito divertido. Recomendo não deixar de dar uma olhadinha na apresentação desses artistas talentosos. Ri bastante!!!Adorei. É um lugar bem simples, mas cheio de energia e agito!!!
  • Adega do Alfredo  - Comida Portuguesa - Recomendo o Bacalhau ao forno com batatas ao murro. localizado  Rua Coração de Jesus, s/n - Tambaú - João Pessoa/PB http://www.adegadoalfredo.com.br/
  • Restaurante Canyon - Não tive tempo para ir, mas foi muito recomendado pelos moradores da cidade. Frutos do Mar e Peixe . Fica na Praia de Coqueirinho -Fazenda Praia Encantada - s/n - Conde - Paraíba - http://www.restaurantecanyon.com/
  • Restaurante Gulliver - É um restaurante  tradicional na cidade de João Pessoa .Cozinha Internacioanal com toque regional - muito bom!! Fica na Avenida Olinda, 590, Tambaú  João Pessoa
    Tel.(83) 3226-2504- http://www.restaurantegulliver.com.br/index.asp

                                        Ensopado de carne de siri - Gulliver Mar    
                                        Chapa Gulliver Mar  - camarão, lagosta, polvo, salmão,
                                         cebola, batata doce e arroa com alho. 


   Caipifruta de Abacaxi - Guliliver Mar
                       
                                                         As fotos seguintes são do Nau
                                                               Cesta de pães do Nau
     Massa de Frutos do Mar - camarão, lula, polvo e mexilão 
salteados no azeite, alho, molho de tomate e manjericão com espaguetti - (Nau)
                          Filé de Peixe- Filé de sirigado na chapa, alcaparras, e cogumelos.
                           Acompanhado de arroz de brocolis e legumes assados. - Nau
                                                        Restaurante Tábua de Carne
                                              Porção de carne de sol e feijão de corda            
                                 Arroz de coco, pirão de queijo, paçoca de carne de sol,
                              feijão de corda, aipim frito e faroda d'`agua. - Tábua de Carne


     

    O que Comer
    Carne de sol, tapioca, paçoca de carne seca, queijo coalho, ensopado de siri, camarão ou polvo ( todos são bons, mas o polvo é demais!!!!), agulhinha frita , frutos do mar, frutas ( siriguela, caju, abacaxi), cocada, castanha.


                                      Tapioca de queijo, carne seca e  coco da tapiocaria Goma, 


   O que beber
    Àgua de coco, caipifrutas de siriguela, caju, abacaxi ou tangerina, cachaça Cascavel e Serra Limpa
 
Pequenas Dicas 
Loja Dermage , localizada na esquina 200, Avenida Nego, 200 - sala 1 , fone 83.3247.5737, é o lugar para  comprar chapéus com proteção solar- confeccionados em tecido de poliamida, com FPU 50 +.
Praia de Areia Vermelha - Recomendo  contactar uma agencia para saber todos os detalhes do passeio , tais como: período da maré baixa , preço do passeio de barco , preço do aluguel da  cadeira e mesa, etc. Não pode deixar de levar protetor solar e chapéu . Não indico o passeio para idosos  ou  crianças , uma vez que a maré sobe rapidamente. Aconselho  o uso de coletes  salva vidas para os que não sabem nadar, mas gostam de emoção .  

                                                    Praia de Camboinha, Paraíba 
                                                Praia de Areia Vermelha - maré baixa
                           
                                                               Praia Fluvial de Jacaré




                                       



Nenhum comentário:

Postar um comentário